[ Resenha ] de A catastrófica história de nós dois da Jess Rothenberg

Esse livro é fofo demais. Eu tive contato com ele pela primeira vez no Skoob, fuçando os livros nas estantes dos usuários. Inicialmente a capa me chamou a atenção (eu adoro uma boa capa de livro! *-*), olhei a sinopse e me pareceu interessante. Mas somente muito tempo depois que vim a ler, comprei a versão digital dele que saiu recentemente.

"A catastrófica história de nós dois" tem uma narrativa simples, de fácil compreensão. Uma leitura leve. Ao ler a sinopse, você imagina sobre o que o livro vai tratar, mas você se depara com muito mais. A proporção que você vai lendo o livro e acredita que já descobriu tudo, espere; pois você vai continuar se surpreendendo.

O livro ao contrário do que se pensa, pelo menos pelo meu ponto de vista, não aborda o espiritismo propriamente, mas as fases do amadurecimento do ser também, importante para qualquer pessoa independente de sua religião; progredir emocionalmente. Mostra um pouco de como lidar com o amor, com as perdas, com a raiva, a a saudade, o desejo de vingança, etc.

Eu considerei esse livro fantástico, apesar de ser uma leitura infanto-juvenil, possui uma temática que se adequa ao público adulto.

A Bree era uma adolescente que estava prestes a completar 16 anos. Fazia parte da equipe de mergulho da sua escola "Hall Monn Bay" na Califórnia, uma equipe muito bem sucedida. Morava com o pai, a mãe, seu irmão-caçula e seu cachorro. Tinha uma vida comum como qualquer garota de sua idade. Na véspera de completar os seus 16 anos, seu namorado Jacob, estrela do time de atletismo, a convida para um jantar. E o que ela esperava, um jantar romântico a dois, não foi nada do que imaginou. A Bree literalmente morre por ter seu coração partido ao ouvir de seu namorado que ele não a ama.

Posteriormente a Bree se vê em um lugar estranho, depois de morta ela chega numa pizzaria, conhecido como o "pedacinho do céu" um lugar em que não conhece ninguém, longe da sua família e amigos. Neste lugar todos são crianças, ela fica sem entender nada.  Lá ela conhece Patrick, um garoto aparentemente mais velho com os seus 17 anos, lindo de morrer, com seu estilo Tom Cruise do filme Top Gam, que a recepciona e a explica o por quê dela está ali e lhe entrega um manual M & E, Morto e Enterrado (um manual de sobrevivência no céu).

A Bree então percebe que se encontra numa espécie de "limbo", o local onde as almas vão por ter assuntos digamos inacabados, ligados a sua vida anteriormente humana.

A partir daí tudo começa, cada vez mais Patrick está a seu lado, sempre presente nos momentos mais difíceis, explicando tudo o que vai vivenciar e o por quê. 
Ela aprende a lidar com a perda, a compreender que a vida que ela tinha acabou e que ela precisa seguir em frente e se libertar, mas a saudade de casa, de suas amigas e o sentimento de revolta passam a acompanhá-la de forma intensa, motivada pela vingança ela a todo o tempo arquiteta um plano para se vingar de Jacob, ela o responsabiliza pela sua morte.

O livro então passa a abordar a vida da Bree no limbo, o "crescimento" que ela tem ao passar pelas fases do luto: negação, raiva, barganha, tristeza e aceitação.
E durante todo o processo o Patrick está com ela, a ajudando e com isso ela vai amadurecendo, compreendendo tudo; e percebe, que o vinculo entra ela e Patrick é forte, como se estar com ele fosse fundamental para seu bem-estar. Nesse momento que você percebe que o que imaginava já saber do livro mal começou a ser esclarecido.

A autora construiu uma história bem interessante e comovente, me prendeu do inicio ao fim. Não entendi muito o título do livro, não considerei como catastrófica, é uma história de crescimento pessoal mas sobretudo de amor. Não vi o título original em inglês, mas as vezes fico decepcionada quando eles são traduzidos porque a tradução muitas vezes não tem nenhuma conexão com o sentido real do título original.
Enfim, eu estou tendo sorte com os livros que venho lendo, muito bons!

Leiam o livro, é encantador. E depois, compartilhem suas opiniões sobre ele. 


Para comprar:  Saraiva - Iba - Livraria daTravessa

0 comentários:

Postar um comentário

Psiu! Não deixe de expressar sua opinião por aqui, ela é importante para mim! Volte depois e confira seu comentário na postagem, pois sempre respondo!
Beijokas
=)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...